Dermatite Atópica

A dermatite atópica é uma doenças mais frequentes nos consultórios dos dermatologistas. Se caracteriza por ser uma doença genética, eczematosa, inflamatória e crônica, que afeta cerca de 20% da população – a maioria crianças. Faz parte de um grupo de alergias junto com a asma e a rinite alérgica. 

Há diversas situações que podem desencadear as crises, incluindo a chegada das estações mais frias do ano, já que a pele fica ainda mais seca e sensível.

Cuidados diários com a pele são essenciais para quem é atópico!

Orientações Banho:

– Tomar apenas 1 banho por dia, com água morna, rápido.

– Não usar esponjas no banho.

– Usar sabonetes neutros (por ex: glicerina ou algum outro orientado pela equipe de dermatologia) apenas nas partes íntimas, axilas e pés. Usar a espuma do sabonete destes locais para lavar o restante da pele.

– Logo após sair do banho, retirar apenas o excesso de água da pele (evitando secar muito ou esfregar a pele) e aplicar o hidratante nos primeiros 3 minutos.

– Sempre aplicar o hidratante na pele após o banho: esse é a parte mais importante do seu tratamento e ajudará a diminuir a coceira e as lesões.  

Orientações gerais:

– Para usar os cremes e pomadas, retire do pote ou bisnaga com espátula ou colher limpa. Não use os dedos para isso, porque eles contêm bactérias.

– Banhos de mar e piscina são permitidos, mas após sair tome uma ducha de água corrente e aplique imediatamente o hidratante.

– Lavar roupas com sabão de glicerina liquida ou barra. Na máquina de lavar usar enxágue extra e no tanque enxaguar com bastante água corrente. NÃO usar amaciante.

– Use roupas de algodão, evite roupas sintéticas e contato direto da pele com lã. Para roupas novas, retirar as etiquetas e lavar antes de usar.

– Evitar contato com objetos que tenham poeira, como cortinas, tapetes, carpetes e brinquedos de pelúcia.

– Evitar contato com produtos químicos, perfume, maquiagem, esmalte de unha, bijuterias.

– Evitar ambientes com fumaça de cigarro

– Manter as unhas das mãos curtas e limpas

– Momentos de estresse podem aumentar a coceira e as lesões de pele.

No site da Associação de Apoio à Dermatite Atópica tem muitas informações úteis, vídeos, cartilhas e depoimentos de pacientes. Vale a pena conhecer: www.aada.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *